Esse jogo explora o conceito de fração, a representação fracionária,
a leitura e a escrita da mesma, a observação e concentração, o
desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e de estratégias
de jogo.
Material: cartolina, tesoura, cola, lápis de cor.
Divida os alunos em equipes de 4 membros. Eles deverão
medir e recortar retângulos de cartolina medindo 8 cm x
3 cm e construir as 28 peças que compõe um jogo de
dominó substituindo os números do dominó por frações
como no modelo abaixo:
Para imprimir: No word para imprimir
Objetivo do jogo: livrar-se das peças antes de seu(s)
adversário(s).
medir e recortar retângulos de cartolina medindo 8 cm x
3 cm e construir as 28 peças que compõe um jogo de
dominó substituindo os números do dominó por frações
como no modelo abaixo:
Objetivo do jogo: livrar-se das peças antes de seu(s)
adversário(s).
Como jogar:
Colocar as peças com a face virada para baixo e
embaralhá-las. Quatro jogadores poderão jogar com 7
peças cada um. Uma pessoa sorteada inicia o jogo,
revelando uma peça. Cada jogador, na sua vez, coloca
uma peça na mesa, de modo que as partes das
peças que se encostam, representem a leitura da fração
por extenso. Caso o jogador não tenha peça para
continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até
que possa jogar (caso estejam jogando menos de 4
jogadores). Caso não haja mais peças a serem compradas,
o jogador passa a vez. Ganha o jogador que terminar com
as peças da mão, antes do(s) adversário(s). Caso o
jogo "tranque", é possível "abrir", retirando a peça de
uma das pontas e colocando na outra até que um dos
jogadores consiga continuar o jogo.
embaralhá-las. Quatro jogadores poderão jogar com 7
peças cada um. Uma pessoa sorteada inicia o jogo,
revelando uma peça. Cada jogador, na sua vez, coloca
uma peça na mesa, de modo que as partes das
peças que se encostam, representem a leitura da fração
por extenso. Caso o jogador não tenha peça para
continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até
que possa jogar (caso estejam jogando menos de 4
jogadores). Caso não haja mais peças a serem compradas,
o jogador passa a vez. Ganha o jogador que terminar com
as peças da mão, antes do(s) adversário(s). Caso o
jogo "tranque", é possível "abrir", retirando a peça de
uma das pontas e colocando na outra até que um dos
jogadores consiga continuar o jogo.
Observação: Caso você queira fazer com um material
mais durável e com melhor aparência, sugiro imprimir
o jogo, como fiz com este ai em cima e colá-lo sobre
chapas de raio x. Não esqueça de colocá-las
de molho em cloro/água sanitária antes de usá-las.
Colei ainda um papel verde e depois passei fita adesiva
(eu usei durex largo. Se você tiver. pode usar contact).
Ainda tenho este jogo após 11 anos usando com, pelo
menos 2 turmas por ano!
Sugestão de sites:
www.indaial.sc.gov.br/admin/arquivos/dicas/apostila.2013-05-09_11-32-14.doc
https://www.somatematica.com.br/softOnline/GeradorDominos/gerador.php
mais durável e com melhor aparência, sugiro imprimir
o jogo, como fiz com este ai em cima e colá-lo sobre
chapas de raio x. Não esqueça de colocá-las
de molho em cloro/água sanitária antes de usá-las.
Colei ainda um papel verde e depois passei fita adesiva
(eu usei durex largo. Se você tiver. pode usar contact).
Ainda tenho este jogo após 11 anos usando com, pelo
menos 2 turmas por ano!
Sugestão de sites:
www.indaial.sc.gov.br/admin/arquivos/dicas/apostila.2013-05-09_11-32-14.doc
https://www.somatematica.com.br/softOnline/GeradorDominos/gerador.php
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Ela é muito importante para a evolução deste trabalho!
Tânia Sampaio.