Páginas

Related Posts with Thumbnails

2.18.2010

GEOMETRIA 1:Segmento de Reta

A geometria estuda as formas e as dimensões das figuras geométricas. 

Em geometria o ponto não possui dimensões, para representá-lo basta fazer uma marca no papel. 

A reta é imaginada sem espessura, sem começo, nem fim e é ilimitada nos dois sentidos, como é possível representá-la no papel, geralmente representamos "parte" da reta. 

O plano é imaginado sem fronteiras e, assim como a reta, não é possível representá-lo no papel, por isso representamos "parte" do plano. 



Imaginemos um campo de futebol: 



O piso do campo representa o plano: a. 

A linha que divide cada metade do campo representa a reta: r

O centro do campo represente o ponto: P

Segmento da reta 

Se considerarmos uma reta r e sobre ela marcarmos dois pontos, A e B, distintos, o conjunto de pontos formado pelo ponto A, e pelo ponto B, e por todos os pontos da reta que estão entre A e B é chamado segmento de reta AB. 



• Os pontos A e B são as extremidades de segmento. 

• A reta r é chamada reta suporte do segmento. 

Para nomear o segmento, colocamos as letras das extremidades com um traço acima: 
__
AB: segmento de reta cujas extremidades são os pontos A e B. 

ATIVIDADES 

1) Quantos segmentos de reta você encontra nas figuras a seguir: 


a) 5
b) 7
c) 4





a) 5
b) 1 
c) 3 

 
 

8 comentários:

  1. agora eu aprendi muito mais muito obriga tania sampaio Beijooos!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela ajuda
    muito obrigado
    esse trabalho
    era muito inportante
    e vc me ajudou
    valeu


    taciane lima

    ResponderExcluir
  3. eu não achei muita coisa mas achei as atividade bem legal gostaria de poder a preder mais coisas bem legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu tambem gostei muito alem de dizer que a minha professora e maravilhosa....

      Excluir
  4. Gostei. Me ajudou a estudar,e as atividades são bem boladas. Só que, sem querer reclamar, acho que falta imformação.

    ResponderExcluir
  5. nossa éra para eu entregar esse trabalho hoje e vc me ajudou muito muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. obrigada pela ajuda ,atividades ótimas.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião!
Ela é muito importante para a evolução deste trabalho!
Tânia Sampaio.