Páginas

Related Posts with Thumbnails

2.18.2010

ADIÇÃO COM NÚMEROS NATURAIS

primeira operação fundamental da Aritmética tem por finalidade reunir em um só número, todas as unidades de dois ou mais números. Antes de surgir os algarismos indo-arábicos, as adições podiam ser realizadas por meio de tábuas de calcular, com o auxílio de pedras ou por meio de ábacos. 

Propriedades da Adição com números naturais 

Fechamento: A adição no conjunto dos números naturais é fechada, pois a soma de dois números naturais é ainda um número natural. O fato que a operação de adição é fechada em N é conhecido na literatura do assunto como: A adição é uma lei de composição interna no conjunto N.

Por exemplo:


Resolva estas adições: 

15 + 17 =  

27 + 15 =  

8 + 13 =

35 + 87 =

45 + 50 = 

63 + 84 =

Associativa: A adição no conjunto dos números naturais é associativa, pois na adição de três ou mais parcelas de números naturais quaisquer é possível associar as parcelas de quaisquer modos, ou seja, com três números naturais, somando o primeiro com o segundo e ao resultado obtido somarmos um terceiro, obteremos um resultado que é igual à soma do primeiro com a soma do segundo e o terceiro. 

Alice tem 8 pares de meia rosa, 12 pares de meia azul e 15 pares de meia amarela. Quantos pares de meia têm Alice? 

Vejamos como podemos resolver este exercício: 



Elemento neutro: No conjunto dos números naturais, existe o elemento neutro que é o zero, pois tomando um número natural qualquer e somando com o elemento neutro (zero), o resultado será o próprio número natural. 

Por exemplo: 

Em um jogo de Basquete, um time fez 27 pontos no primeiro tempo. No segundo tempo o time não fez nenhum ponto. Quantos pontos o time de basquete fez ao todo no jogo? 

27 + 0 = 27 

O time de basquete fez 27 pontos ao todo. 

Resolva este problema: 

Elisa estava recolhendo flores, no jardim da sua avó para levar par sua tia á noite, pela manhã recolheu 14 rosas. Á tarde, Elisa não conseguiu recolher nenhuma, pois chovia muito. Então quantas flores Elisa levou para sua tia? 

Elisa levou  flores para sua tia. 

Comutativa: No conjunto dos números naturais, a adição é comutativa, pois a ordem das parcelas não altera a soma, ou seja, somando a primeira parcela com a segunda parcela, teremos o mesmo resultado que se somando a segunda parcela com a primeira parcela. 

Por exemplo: 



Resolva estas duas continhas: 

26 + 31 =  

31 + 26 =


Repare que a ordem das parcelas é diferente, mas o resultado das duas contas é o mesmo
 

7 comentários:

  1. amei suas brincadeiras e gostei muito do conteudo. Valeu tenhom rova e já sei onde estudar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito Bom eu tenho 11 anos mais gostei tem um trabalho dee matemâtica e preciso fala sobre isso e isso me ajudou adoreii

    ResponderExcluir
  3. vlw por me lembra que isso é adçao, eu estou no 3° do ensino medio e amanha tenho q dar aula de adiçao ao primo da minha ex: namorada.quie tem uma prova .

    ResponderExcluir
  4. AMEI EU ESTAVA DESESPERADA EU TINHA UM TRABALHO PARA APRESENTAR E NÃO TINHA ENCONTRADO O ASSUNTO E ENCONTREI AQUI.ME SALVOU DE(0).

    ResponderExcluir
  5. NAO SABIA FAZER NESSA POSIÇAO AGORA EU SEI E SO TENHO 8 ANOS E ACERTEI TUDO

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião!
Ela é muito importante para a evolução deste trabalho!
Tânia Sampaio.